Saiba como melhor ranquear seu site no Google pelo algoritmo
- Flora Martinelli - Gerente de Marketing
- há 5 dias
- 5 min de leitura
Atualmente, o processo de tomada de decisão de compra dos consumidores não acontece de forma tão rápida e impulsiva. Devido ao grande número de opções de diferentes segmentos disponíveis do mercado, as pessoas tendem a refletir e observar qual a melhor proposta que o mercado oferece para atender às suas necessidades. Antes de comprar é comum que os consumidores façam comparações, pesquisas de acordo com os fatores mais relevantes (preço, qualidade, tempo de entrega, etc.), e a internet vem como facilitador desse processo de busca.
Por isso, para garantir um melhor posicionamento online da sua empresa, é importante entender como ranquear seu site no Google, e existem técnicas de SEO ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) que ajudam nesse processo. Ter uma boa visibilidade no Google é um dos fatores determinantes para que sua empresa alcance mais pessoas, e que organicamente vá melhorando o seu ranqueamento por meio de estratégias de SEO bem estruturadas. Assim, hoje iremos dar dicas de como ranquear o seu site no Google para que sua empresa utilize as melhores técnicas do mercado e obtenha resultados exponenciais.
Como funciona o algoritmo do Google?
Podemos definir o algoritmo do google como um grupo de operações que irão definir o formato da apresentação dos resultados de buscas feitas pelo usuário, com o objetivo de melhorar sua experiência de navegação, atendendo as necessidades. Os algoritmos são atualizados diariamente, ou seja, estão constantemente mudando e valorizando os sites que alcançam bons resultados, e por isso é necessário cuidar dar atenção a essa parte da sua estratégia de posicionamento. Estar nas três primeiras páginas do Google já é um bom indicativo para as empresas, e não há uma fórmula exata para chegar à primeira posição do ranqueamento, mas existem estratégias que se constantemente aplicadas e aprimoradas, podem melhorar esse posicionamento do site.
Qual a importância de ser bem ranqueado no Google?
Um dos fatores mais importantes de se ter um bom ranqueamento é o aumento da visibilidade orgânica, também conhecida como tráfego, que faz com que o site apareça espontaneamente para o usuário como uma solução para o que ele está buscando. As estratégias de SEO são estruturadas com a finalidade de otimizar a classificação da empresa diante dos seus concorrentes pois os usuários geralmente acessam os primeiros resultados exibidos na busca, e quanto melhor o ranqueamento, maior a possibilidade do seu site ser visitado, e consequentemente haverá um aumento em conversões e receitas.
Dicas de como ranquear seu site no Google
O objetivo das estratégias de SEO é fazer com que o site chegue nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page), que traduzindo significa Página de Resultados de Mecanismos de Pesquisa. E para isso, alguns pontos são analisados, e vamos te mostrar estratégias para otimizá-los.
1. Pesquisa de palavras-chave
Palavras-chave é o primeiro elemento que deve ser observado quando estratégias para melhorar o ranqueamento no Google são estruturadas. Para escolher as mais apropriadas é fundamental fazer uma boa pesquisa por meio de ferramentas que o próprio Google fornece como Google Trends e Google Adword Planner. Os principais tipos de palavras-chave são as long tails e as head tails. As long tails, são mais longas, e menos generalistas, e apesar de ter um volume menor de buscas, são mais direcionadas e consequentemente menos concorridas. Enquanto isso as head tails são mais curtas e abrangentes, possuindo um maior volume de buscas. É interessante o gestor analisar qual das duas é a mais interessante de acordo com a realidade e a proposta de valor do seu modelo de negócio.
2. Velocidade de carregamento da página
A velocidade da página é um dos fatores que o Google considera como relevante para ranquear bem um site, pois se ele não possui uma boa velocidade de carregamento irá proporcionar uma experiência ruim para o usuário. É comum que muitos usuários desistam de um determinado site pela demora de carregamento, e isso faz com que a empresa perca potenciais clientes, que dificilmente irão retornar por lembrar da experiência negativa. Essa situação acarreta uma taxa de permanência no site menor, e somada a velocidade baixa, faz com que a página caia bastante no carregamento. A solução é estar atenta ao modo com o site é desenvolvido, e fazer com que ele tenha uma navegabilidade, independente do dispositivo que o usuário esteja utilizando.
3. Layout adaptado para diferentes dispositivos
Segundo uma pesquisa feita pela editora americana Smart Insights 55% das buscas feitas no Google são realizadas por dispositivos móveis no Brasil, e esses índices só tendem a aumentar. Por isso, é importante que as empresas se atentem em elaborar um site que forneça uma boa experiência ao usuário independente do dispositivo que ele esteja utilizando. Um bom design que seja responsivo para dispositivos móveis influenciará na velocidade de carregamento, que mencionamos anteriormente, e assim, o seu site ficará melhor ranqueado.
4. Otimização de título
O título é um dos primeiros contatos que o usuário tem com o site da empresa, portanto, é fundamental que ele o auxilie a encontrar de forma rápida o que busca, além de condizer com o conteúdo que o texto traz. O título deve conter a palavra-chave escolhida, pois se uma busca for realizada e nenhum resultado estiver relacionado à palavra-chave pesquisada, não é possível ranquear no Google. Um título, se mal escrito, não receberá muitos cliques, portanto, é fundamental imaginar como o público buscaria pelo conteúdo, antes de pensar na palavra-chave e título.
5. Otimização de meta description
A meta description ou meta descrição, pode ser definida como uma breve descrição do que se trata o conteúdo da página, e ela também deve conter a palavra-chave escolhida. Vale ressaltar que a meta descrição não é um fator de ranqueamento no Google, ou seja, não influenciará no posicionamento da página em si, mas ela serve como isca para o usuário, pois deve descrever com precisão e de forma atrativa o conteúdo da página. Uma dica é incluir as conhecidas chamadas para ação (CTA), para aumentar o incentivo aos usuários de clicar no site.
6. Realizar Link Building
Link Building é um conjunto de estratégias com a finalidade de criar uma rede de links para o seu site, e fazer com ele tenha mais relevância nos sites de busca. E existem duas formas para realizá-lo, por meio de links internos e externos:
Links internos: Os links internos são aqueles que direcionam o usuário para outra página, no mesmo domínio do site, otimizando a autoridade do site sobre um determinado assunto, e o controle do gestor sobre o conteúdo. Além disso, aumenta a relevância da página e não deixa que o usuário saia do seu domínio para ir a outros, porém deve ser usado com moderação para não gerar um efeito reverso.
Links externos: O uso destes, depende da relevância do seu conteúdo, para que outras marcas o referenciem. Uma solução é criar parcerias com outros domínios que possam se interessar pelo seu conteúdo e assim criarem link externos para o seu site.
Comments